Blogmax

Autorrealização: Entenda o que é e como alcança-la

E aí, galera, como vocês estão? O assunto da matéria de hoje é sobre a famosa autorrealização, que a grande maioria assemelha a simplesmente se sentir satisfeito ao concluir uma tarefa, mas será que é só isso mesmo? Como realmente se sentir realizado? O que, de fato, autorrealização significa?

Ao falarmos sobre autorrealização, precisamos também falar sobre frustrações, afinal, quando frequentemente não nos autorrealizamos, nossa vida começa a ficar chata e nosso ânimo deixa de ser o mesmo.

Partindo desse ponto, vamos começar falando sobre a pirâmide de Maslow, um estudioso que elaborou um diagrama de 5 níveis que representam as principais necessidades humanas.

PIRAMIDE DE MASLOW

Autorrealização

Os níveis mais baixos, principalmente a base, representam aquelas necessidades básicas que todos temos. A fisiologia nada mais é do que a necessidade de comida, água, abrigo e uma boa noite de sono.

O segundo nível, segurança, representa a necessidade de proteção em relação à sua família, seu corpo e suas propriedades.

A cada nível de necessidade “satisfeita” – se é que vocês me entendem -, é dado um passo em direção à autorrealização. Ao se sentir protegido, seguro e amado, você passa a almejar cada vez mais, considerando que suas necessidades básicas já estão bem protegidas.

São o quarto e quinto nível que frequentemente dificultam a jornada em direção à autorrealização, e são eles que você deve trabalhar mais. Levando isso em consideração, surge o seguinte questionamento:

Por que as pessoas realmente não se sentem realizadas?

Falta de amor e segurança na infância

A sensação de abandono na infância contribui mais do que se pode imaginar para que as pessoas cresçam sem se sentirem realizadas, afetando aspectos como a autoestima e o desenvolvimento pessoal.

A questão é entender que é necessário trabalhar isso consigo mesmo, enfrentar sua história e encontrar uma maneira de ressignificá-la, refletindo sobre ela e aproveitando o melhor dela, de forma a evoluir e se tornar uma pessoa melhor.

Ressalto a importância de buscar um psicólogo quando essa situação afeta profundamente, nunca esquecendo que o passado não pode ser controlado, mas o futuro ainda pode ser diferente.

Comparação excessiva

Querendo ou não, muitas vezes olhamos demais para a grama do nosso vizinho. É extremamente importante estabelecer limites nesse sentido e compreender que o que as pessoas mostram nas redes sociais não representa nem 1% da realidade em que vivem.

Entender que as redes sociais são, em sua maioria, um ambiente onde todos encorajam apenas os momentos positivos, com a intenção de fingir que essa é uma verdade constante, é o primeiro passo para evitar comparações excessivas com pessoas que muitas vezes nem sequer conhecemos.

Tenha em mente que todos, sem exceção, passarão por momentos bons e ruins, ninguém vive uma vida plena e feliz 100% do tempo.

Expectativas

Há quem ache que é possível realizar tudo o que se propõe a fazer com perfeição, mas essa não é a realidade.

Cuidado! A expectativa de ter sucesso em tudo é meramente uma ilusão, ninguém possui a capacidade de ser bom em tudo o que faz…

Nunca deixe que suas expectativas sejam grandes demais a ponto de você se abalar quando algo não funcionar da forma que quer.

Achar que não é o suficiente

Trabalhe muito essa questão para não sentir que depende da aprovação alheia, ou que o que planejou para si mesmo não é o certo.

O medo de não ser bom o suficiente em algo, capaz de realizar alguma tarefa te trava, desestabiliza e te impede de se desenvolver.

Nunca perca oportunidades por conta disso! Busque se acalmar e viva o que o momento realmente é, sem criar um monstro de 7 cabeças a ponto de duvidar de si mesmo e da sua capacidade.

Como alcançar a autorrealização

O primeiro tópico a ser ressaltado sobre como alcançar a autorrealização é entender a si próprio, estabelecer seus objetivos e identificar suas maiores necessidades, traçando caminhos que o ajudem a atingir seu propósito principal.

Lembre-se sempre de praticar a gratidão e procurar tirar ensinamentos de cada fase da sua vida. Por mais complicado que seja, buscar aprender com as situações pelas quais você passa e ser grato por elas é um dos principais passos na busca pela autorrealização.

Seja minimalista e tenha em mente que para se autorrealizar é necessário saber distinguir o crescimento pessoal dos bens materiais. Não se apegue a ter sempre o celular mais caro ou o carro do ano. Almeje sim o crescimento e a prosperidade, mas não torne bens materiais a essência da sua vida.

E por último, mas não menos importante, nunca pare de aprender. O conhecimento é a chave para o sucesso e o desenvolvimento pessoal. Se você tem o sonho de ser uma pessoa autorrealizada, nunca deixe os estudos de lado.

Se ainda não chegou onde desejava, é hora de seguir caminhos. A vida é um aprendizado constante, faça disso uma prioridade.

A autorrealização vai muito além de simplesmente se sentir satisfeito ao cumprir uma tarefa. A verdadeira realização é interna e deve ser conquistada ao longo de sua trajetória. Ao alcançar um objetivo, trace outro. Nunca pare e nunca deixe para amanhã aquilo que você pode fazer hoje.

Leia mais em: Autoconhecimento: O caminho para o crescimento pessoal

Veja mais em: Pirâmide de Maslow: descubra o que é, para que serve e como aplicá-la na sua empresa.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *