Entenda as diferenças entre o programa Jovem Aprendiz e o Estágio e saiba qual será a melhor opção para iniciar sua carreira no mercado de trabalho.
Se você está entrando no mercado de trabalho pela primeira vez, é normal ficar um pouco confuso com os termos: “jovem aprendiz” e “Estágio”, mesmo que os dois sejam programas de trabalho para jovens em início de carreira, existem diferenças importantes que devem ser esclarecidas. No post de hoje, vou te explicar as diferenças entre os dois para ajudá-lo a entender qual deles é o melhor para você.
Jovem aprendiz
É um programa regulamentado pela Lei da Aprendizagem (10.097/2000) que prevê a inserção de jovens entre 14 e 24 anos de idade no mercado de trabalho. Seu principal objetivo é oferecer formação técnico-profissional compatível com as necessidades do mercado de trabalho e incentivar a continuação dos estudos. O contrato de trabalho do jovem aprendiz tem duração de no máximo 2 anos e a carga horária máxima é de 6 horas diárias, o aprendiz conta também com direito a férias remuneradas e benefícios, tais como: Salário-mínimo/hora, vale transporte e vale alimentação.
No tipo de contrato de jovem aprendiz, eles têm o direito de frequentar a escola regularmente e direito de receber a capacitação teórica por meio de cursos de aprendizagem oferecidos por instituições cadastradas no Ministério do Trabalho e Emprego. A empresa contratante também é responsável por oferecer a capacitação prática ao jovem dentro do ambiente de trabalho.
Estagiário
O estágio por sua vez é uma atividade educativa temporária que abrange estudantes de nível médio, técnico ou superior. Seu principal intuito é proporcionar ao estudante uma vivência prática na área de formação, permitindo o desenvolvimento de habilidades e competências técnicas, profissionais e pessoais.
Se tratando de estágio, ele pode ser obrigatório ou não obrigatório. Nos casos do obrigatório, o estudante precisa cumprir a carga horária de estágio para se formar e receber o seu diploma. Já no não obrigatório, o estágio vai ter o propósito de aprofundar conhecimentos e adquirir experiência na área de interesse.
Diferenças entre um e outro
Diferente do jovem aprendiz, o estagiário precisa estar matriculado em uma instituição de ensino e ter idade mínima de 16 anos. Sua duração mínima pode ser de 3 meses e máxima de 2 anos, e a carga horária diária não pode ultrapassar 6 horas para estudantes de nível médio e técnico e 4 horas para estudantes de nível superior.
O estagiário tem direito a bolsa-auxílio, que pode variar de acordo com a empresa e o nível de escolaridade do estudante, além do auxílio-transporte e férias remuneradas. É importante ressaltar que o estágio NÃO gera vínculo empregatício e não garante a contratação após o término do período de estágio.
O estágio pode ser uma excelente oportunidade para adquirir experiência, colocar em prática os conhecimentos teóricos e ampliar o networking na área de atuação. É importante escolher uma empresa que ofereça um ambiente de trabalho adequado e condições de aprendizado, para que o estágio seja aproveitado ao máximo.
Resumindo, a principal diferença entre o programa de Jovem Aprendiz e o estágio é que o primeiro é destinado a jovens com pouca ou nenhuma experiência profissional, enquanto o segundo é voltado para estudantes que já possuem um conhecimento mais aprofundado em sua área de atuação.
Os dois são importantes formas de aprender e adquirir habilidades no mercado de trabalho, além de proporcionar a oportunidade de complementar a formação acadêmica e desenvolver competências essenciais para a carreira.
No entanto, é importante estar atento às características específicas de cada um desses programas, levando em consideração suas exigências, direitos trabalhistas e possibilidades de crescimento profissional. Dessa forma, é possível escolher a melhor opção de acordo com os objetivos e necessidades de cada jovem em sua trajetória profissional.
Nesse sentido você tem a opção de se cadastrar em sites que disponibilizam vagas de emprego e avaliar qual delas melhor se encaixa com o seu perfil, um ótimo exemplo é o ProCurrículo , o maior programa de encaminhamento de jovens para o mercado de trabalho!!
Quer saber como se preparar para uma entrevista de emprego? Clique no link e veja as melhores dicas: https://qualificamax.com.br/blog/index.php/2023/04/13/se-preparar-para-a-entrevista-e-a-chave-do-sucesso/
Leave a Reply